Semana do Meio Ambiente
Restauração de Ecossistemas

 

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.

A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

tema do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é Restauração de Ecossistemas. O Paquistão será o anfitrião global da data.
O Dia Mundial do Meio Ambiente 2021 testemunhará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas. 

Restauração de ecossistemas significa auxiliar na recuperação de ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como conservar os ecossistemas que ainda estão intactos. Ecossistemas mais saudáveis, com biodiversidade mais rica, geram maiores benefícios, como solos mais férteis, maior produção de madeira e peixes e maiores estoques de gases de efeito estufa. 

A restauração pode acontecer de várias maneiras - por exemplo, plantando ativamente ou removendo pressões para que a natureza possa se recuperar por conta própria. Nem sempre é possível - ou desejável - retornar um ecossistema ao seu estado original. Ainda precisamos de terras agrícolas e infraestrutura em terras que já foram florestas, por exemplo, e os ecossistemas, como as sociedades, precisam se adaptar a um clima em mudança.

Até 2030, a restauração de 350 milhões de hectares de ecossistemas terrestres e aquáticos degradados pode gerar US $ 9 trilhões em serviços ecossistêmicos. A restauração também pode remover 13 a 26 gigatoneladas de gases de efeito estufa da atmosfera. Os benefícios econômicos de tais intervenções excedem nove vezes o custo do investimento, enquanto a inação é pelo menos três vezes mais cara do que a restauração do ecossistema.

Saiba mais sobre restauração de ecossistemas e a década da ONU.